sexta-feira, março 17, 2006

Os nossos amigos da TV

Foram muitas horas passadas diante da televisão. Há extraterrestres, detectives malucos, um carro que fala, um gordo com piada, um miúdo que foge à escola, um sapo que namora com uma porca, um D'Artagnan que até é um cão e as personagens continuam por aí até quase não ter fôlego.
"Duarte & C.ª" ocupa um lugar importante na lista destes amigos. Além da dupla protagonista, há um chinês que não o é ("Eu não sêle chinês, eu sêle japonês"), uma mulher que bate no marido e uma outra que bate nos homens todos.
Ainda na comédia, Michael J.Fox fazia-nos rir com um miúdo obcecado com as finanças em "Quem Sai aos Seus".

Passando para os amigos animados, referência obrigatória para Tom Sawyer e para Dartacão ou como Alexandre Dumas pode ser contado às crianças. E vale a pena mencionar também o Poupas, o Cocas, O Marco e a Heidi, só para falar de alguns.

ALF

Quem não se lembra do baixinho que caiu na garagem dos Turner, vindo directamente de Melmac? Alf gostava de trincar um gato de vez em quando, largava muito pêlo, mas tinha um sentido de humor que compensava. A família Turner rendeu-se. Portugal também no final dos anos 80. Alf significa Alien Life Form.

Qual é a cara do Alf?

Aqui há duas respostas. Paul Fusco, que também era produtor da série televisiva, dava voz - nunca se conseguiu desligar da personagem e esteve recentemente associado ao programa "Alf's Hit Talk Show". Mihaly "Michu" Meszaros, um anão húngaro, vestia o fato, quando a personagem tinha de estar em pé, andar ou correr (sobretudo atrás de gatos) - há poucas notícias do que fez a seguir, mas continuou o trabalho como duplo. As outras cenas eram feitas com um boneco.


A pequena Emília

A boneca de trapos do "Sítio do Picapau Amarelo" tornou-se uma amiga para muita gente. Passava na televisão com sotaque brasileiro, por detrás de cores garridas e juntamente com Dona Benta (a veterana Zilka Salaberry, que morreu no ano passado) e companhia.
Contavam as histórias do escritor Monteiro Lobato.


Quem é Emília?

Suzana Abranches, tem 44 anos, participou na telenovela "Floribela", que passa no canal brasileiro Band e escreveu, com o grupo de humor Grelo Falante o guião para o filme "Coisas de Mulher".



O Justiceiro

"Knight Rider! Uma viagem sombria pelo mundo perigoso de um homem que não existe: Michael Knight - um jovem solitário numa cruzada para defender a causa dos inocentes, desamparados, impotentes num mundo de criminosos que operam à margem da lei" Era assim que começava a sério "O Justiceiro", com Michael Knight e KITT (que quer dizer Knight Industries Two Thousand).
A voz do carro era feita por William Daniels, que voltou a fazer a mítica voz em dois episódios de "Os Simpsons". Quanto a David Hasselhoff, continuou na TV, como o produtor e Mitch Buchanon de "Marés Vivas". Agora, está em pré-produção "Knight Rider".



Homer Simpson

Ele arrota, não deve muito à inteligência, tem uma barriga bem visível, mas, mesmo assim, nós gostamos dele.
Homer Simpson converteu-se na personagem mais adorada de "Os Simpsons", que continuam a ser transmitidos na televisão norte-americana, bem como na RTP2, apesar de ter arrancado no já longínquo ano de 1989. Quem dá voz a Homer é Dan Castellaneta, um "stand up comedian", que também faz as vozes do avô e do Krusty the Klown, entre outros.



MacGyver

(o homem das engenhocas)

Alguém sabe qual é o primeiro nome do MacGyver?...ANGUS!!! Talvez não se lembrassem disto, mas o resto está bem presente na memória, não é? "MacGyver" passava aos domingos, ao final da tarde, na RTP1 (passou também na TVI durante a semana, uns anitos mais tarde), e tinha uma legião de fãs interminável.
Conhecido pelo dom do desenrascanço (devia ser português), o homem da Phoenix Foundation quase que era capaz de fazer uma bomba atómica com uma colher de chá. Mas, MacGyver não gostava de armas e, sendo assim, encontrava sempre uma caminho mais pacífico.
De uma das personagens mais emblemáticas do final da década de 80/principios dos anos 90, o actor Richard Dean Anderson nunca se livrou totalmente - não é coisa fácil. Ainda assim, continuou a sua carreira, sobretudo na TV, nomeadamente na série "Stargate", que já passou também em Portugal (ocasionalmente ainda dão uns episódios na Sic Radical) - está em produção uma nova temporada. Mas o actor também passou por "Os Simpsons". Para dar voz a quem? Claro ao MacGyver...
O seu amigo Pete Thornton (Dana Elcar) morreu recentemente de uma pneumonia, aos 77 anos.

3 comentários:

Anónimo disse...

Não há nada melhor d k recordar a nossa infância... :) e fico feliz por de vez enquando ainda passarem na tv coisas desse tempo, pois os programas e desenhos animados de agora ficam mt a desejar, não são nada bonitos, só ensinam violência e iludem as crianças...

Pikizinha disse...

Destes o único que nunca vi na infancia foi o picapau amarelo!!! :S Boas recoradções!

ZekE disse...

Eu vi todos, toditos :P