quinta-feira, junho 16, 2005

PSP espera manifestação com 200 skinheads em Lisboa

Nacionalistas vão manifestar-se contra a criminalidade. Polícia promete estar atenta à manifestação, ao concerto dos Iron Maiden e a um jogo de futsal. Não serão toleradas acções xenófobas ou racistas


A PSP espera que cerca de 200 skinheads se manifestem no próximo sábado à tarde em Lisboa. Na sequência do «arrastão» que aconteceu no Dia de Portugal na praia de Carcavelos, alguns grupos de extrema-direita marcaram uma concentração para o próximo fim-de-semana para protestar contra a criminalidade. A Polícia promete ficar de olho atento a todos os actos considerados xenófobos.

Apesar de o Governo Civil de Lisboa ainda não ter recebido nenhuma informação que aponte para a realização da manifestação, a Polícia acredita que a marcha contra a criminalidade se realize com mais participantes do que aquela que aconteceu na última sexta-feira e que teve cerca de 40 cabeças rapadas.

Segundo as informações recolhidas pelo PortugualDiário junto de fonte policial do Comando de Lisboa, há alguns aspectos que preocupam a PSP. «Pode haver acções de repúdio mais ou menos simbólicas, como a colocação de cartazes racistas ou bandeiras nazis e também é possível que haja contra-manifestações», ou seja, indivíduos ligados à extrema-esquerda que podem querer responder aos protestos da Frente Nacional.

Além da análise de todos estes cenários, a Polícia pondera ainda a possibilidade de os skinheads se deslocarem, depois da manifestação, para Loures onde vai decorrer um jogo de futebol de salão entre o Benfica e o Sporting e onde podem provocar distúrbios.

A PSP de Lisboa vai estar especialmente atenta já amanhã durante um concerto do Iron Maiden no Parque das Nações. Segundo informações policiais que estarão a ser observadas pelas autoridades, esta banda é apreciada pelos elementos skin de todo o mundo e até o guitarrista da banda já terá pertencido a uma organização de cabeças rapadas inglesa.

Outra informação recolhida pela polícia indica que os Hammer Skin, um ramo mais radical de skinheads em Portugal, estará presente na manifestação prevista para sábado, o que reforça a necessidade de atenção redobrada das autoridades policiais.

in www.portugaldiario.iol.pt

ZekE

Sem comentários: