sexta-feira, junho 17, 2005

Manifestação: Frente Nacional diz que não haverá provocações

Protesto contra os acontecimentos da praia de Carcavelos e na vila de Coruche está marcado para este sábado

A Frente Nacional advertiu hoje que "não serão admitidos comportamentos provocatórios" durante a manifestação do próximo sábado, a qual teve "luz verde" do Governo Civil de Lisboa.

A comunicação da manifestação foi feita ao Governo Civil por três cidadãos, sem referência à Frente Nacional, mas a convocatória do protesto foi feita por esta organização, considerada de extrema- direita, no seu "site".

O porta-voz do Governo Civil, Geraldo Ayala, disse à agência Lusa que "foram analisadas as condições em que foi apresentado o aviso subscrito por três cidadãos sobre esta temática e encontra-se de acordo com as disposições legais existentes".

O mesmo porta-voz adiantou que o pedido subscrito por três cidadãos não faz referência à Frente Nacional e refere o objectivo de protestar contra os acontecimentos ocorridos na praia de Carcavelos sexta-feira passada e na vila de Coruche em Maio.

Segundo dados revelados hoje à Agência Lusa por um porta-voz da Direcção Nacional da PSP, cerca de 50 jovens - num conjunto de 400 a 500 que se dirigiram à praia de Carcavelos, Cascais, naquele dia - assaltaram e roubaram banhistas, obrigando à intervenção da Polícia de Segurança Pública e da Polícia Marítima.

Os acontecimentos na praia de Carcavelos foram descritos na imprensa pela expressão brasileira de "arrastão".

Na vila de Coruche a população local tem-se queixado de "desacatos" e "provocações" de alguns elementos da comunidade cigana local.

"Contra o aumento da criminalidade" foi o mote da Frente Nacional para marcar uma manifestação de protesto para sábado, às 14:00, em Lisboa.

A organização justifica, no seu "site", a convocação da manifestação - entre o Martim Moniz e o Rossio, duas zonas de Lisboa muito frequentadas por imigrantes - como uma forma de protesto pelo aumento da "criminalidade dos gangs" em "mais de 400 por cento nos últimos sete anos".

"Temos recebido muitas mensagens de apoio que nos dão razões para acreditar que o número de pessoas presente" na manifestação "poderá andar na ordem dos milhares", afirma a Frente Nacional numa nova mensagem introduzida no seu "site".

"Também as forças policiais" - acrescenta - "vão comparecer em elevado número, não sabemos se por se quererem associar ao evento, se por uma questão de segurança, mas é mais um motivo para descansar todos aqueles que ainda tinham dúvidas sobre o carácter legal e pacífico deste protesto".

"Queremos desde já agradecer o apoio e a presença de todos, deixando uma promessa: não serão admitidos comportamentos provocatórios", adverte a Frente Nacional.

in www.portugaldiario.iol.pt

ZekE

Sem comentários: