segunda-feira, setembro 12, 2005

REFLEXÃO SOBRE “O PODER”

Optei por um tema que embora muitas vezes considerado aborrecido e de pouco trato, está presente e condiciona directa e indirectamente a nossa vida. Este exercicio mental, que apesar de muitas mentes não estarem conscientes para tal, tem e deve estar sempre em aberto e para discussão. Afinal, somos nós o futuro da nação, queiramos ou não. Naturalmente haverá quem seja mais interventivo, mas todos nós devemos estar atentos. (Até pelas carreiras profissionais que previsivelmente deveremos/estamos (a) preconizar!!)

Há quem diga convicta e abertamente que o Poder traz consigo a corrupção. Dá a sensação que o Poder corrompe e não deixa margem de manobra a quem o exerce! Já pararam para pensar nisto?

Todo o comum eleitor ou com a minima consciência politica sabe dizer: “Ah, saem uns, entram outros mas são todos iguais, nunca fazem o que prometem!” Mas será porque todos os politicos são incompetentes? Será que quem exerça ou se candidate a um cargo politico é por natureza incompetente e corrupto? Ou só o Poder, nas mãos certas, consegue desenvolver uma sociedade justa e que dignifique o ser humano? E quem são essas “mãos”? São os que nós dizemos “Ah, aquele, o “X”, esse é que devia lá estar...” ? Que muitas vezes ou não está interessado em “fazer pelo país” (por razões económicas/financeiras ou outras) ou é apenas do nosso interesse pessoal?

Na minha opinião, as “mãos certas” são de quem humildemente e talvez até inocentemente queira fazer pela sua terra e pelo seu país, e tenham disponibilidade para tal! Pessoas ambiciosas e com determinação, que não sejam “politicos de profissão”. Que tenham valor, de várias áreas, de várias idades e de várias classes. É claro que quem auferir valores mais elevados no sector privado ou mesmo num cargo público sentir-se-á confortável e não quererá comprometer essa posição. Mas tende-se a confundir rendimentos com capacidade. Os cargos politicos não deverão ser lugares para quem precisa, mas para quem pode contribuir para o bem geral e assim, indirectamente, para o seu, com o risco de ser necessário remunerar quem desempenha cargos politicos, análogamente de quem desempenha os mesmo cargos mas a nivel privado, por forma a garantir a defesa dos interesses públicos em detrimento dos interesses coorporativos.

No fundo, todo nós somos politicos em potência, só que, nem sempre conseguimos elevar o nosso pensamento ao patamar necessário para intervir nesta, cada vez mais, democracia “encaputada”. É urgente, primeiro começarmos a perceber, nós que nascemos depois do 25 de Abril e não vivemos na nostalgia do pós-totalitarismo, que não nos podemos alhear da realidade e que devemos encontrar uma solução para o modelo democrático, que admitam, está falido. Não é possível continuarmos a admitir aumentos dos impostos directos e que mais afectam as empresas e classes baixa e média (que sustenta o país!!), mais “job for the boys”, mais investimento público do que privado, entre outros (quase infindáveis). Aumenta o desemprego, dizem vocês? E então? Lembram-se dos 20% de desemprego que havia em Espanha há 15 anos? E agora, como estão? A titulo de informação, prevê-se que os “nuestros hermanos” passem a ser umas das cinco potências mundiais em 2025!! É preferivel comprometer o futuro do país e “manter calada a contestação social”?

Peço-vos, pensem por vocês e não se esqueçam, aqueles que “tão lá no parlamento e não fazem nenhum” são os que decidem as nossas vidas que, por absurdo, podem deliberar(caso não seja inconstitucional, claro) que amanhã comecemos todos a pagar portagem para andar na rua!!

Stress


Este texto foi feito pelo Stress no seguimento de uma (entre varias) conversas sobre o assunto que tivemos no messenger. Pareceu-me pertinente um post, ainda que não da minha autoria, sobre este assunto, especialmente tendo em conta a situação do país.

Ainda que não tenha opiniões concordantes a nível partidário bem como a outros níveis políticos, concordo inteiramente com o que acima está escrito.

4 comentários:

Eva Gonçalves, PhD Sociology disse...

Um texto sobre poder escrito por alguém chamado carinhosamente (pelo menos é o que me parece) pelos amigos de Stress ... Lindo!
Leio amanhã, Prometo!, que agora vou dormir.

Eva Gonçalves, PhD Sociology disse...

Xiii ... o texto que escrevi parace Saramago ao contrário.

Luke disse...

Da maneira como a sociedade política está organizada actualmente é inegável o facto do poder corromper. Todos. Pois todos têm de abrir mão de ideias, convicções pessoais para atingir objectivos. Que poderão ser, no início, os mais louváveis. Mas que se alteram. Gostei de algumas atitudes do presente governo, detestei milhares de outras, mas isso a nível pessoal. Trabalho para um município e sei o que é o uso da influência, da circunstância para única e exclusivamente se manterem no posto. Claro que seria péssimo não fazerem nada enquanto lá estão, mas não fazem quando devem. Deveriam ser imbuídos do espírito de serviço público em prol do cidadão comum. Sentimento esse altruísta. Sem pensar em resultados eleitorais. Se isso não se passa, logo, poder corrompe.
quanto à remuneração e aos nossos representantes no parlamento, concordo com a opinião do Stress, acho que a remuneração deve ser equiparada à responsabilidade. E sobre eles pesa a responsabilidade de guiar o nosso país, de e para a fossa, dependendo da gestão. Claro com isto não quero dizer que há empregos assim ou assado, todos são importantes. É importante o canalizador que coloca os canos, e tem um trabalho árduo. Mas quem desenha e idealiza os locais por onde esses canos irão passar, tem notoriamente, mais responsabilidade.

Anónimo disse...

tinha posto praqui um comment que n apareceu n sei pq....

resumindo as baselines da coisa:

a) o texto tá correcto no essencial mas n passa de um desfile de trivialidades escritos em "portugues politico"

b) sendo que o autor é elemento assumido de uma das organizações partidárias mais responsavel pelo status quo politico social do país então o dito cujo texto perde ainda maior relevância e entra no terreno da DEMAGOGIA!


Sf