"Quando vires os teus olhos a verem-te, quando não souberes se tu és tu ou se o teu reflexo no espelho és tu, quando não conseguires distinguir-te de ti, olha para o fundo dessa pessoa que és e imagina o que aconteceria se todos soubessem aquilo que só tu sabes sobre ti."
segunda-feira, outubro 31, 2005
Mau tempo: Intempérie faz ruir ponte em Abrantes
Uma pequena ponte em Abrançalha de Cima, Abrantes, ruiu hoje à tarde devido à chuva violenta que se fez sentir na região, disse fonte dos bombeiros locais.
Em declarações à Agência Lusa, Álvaro Serrano, chefe de piquete no quartel, adiantou que a ponte sobre a ribeira que passa em Abrançalha de Cima ficou destruída devido à enxurrada verificada na zona, que transportou grandes quantidades de lamas e pedras, arrastando o pavimento e a estrutura de cimento.
"Agora não há ligação entre as duas margens", afirmou este responsável, salientando que o acidente sucedeu ao início da tarde de hoje, num momento em que a ponte não era atravessada por qualquer veículo.
A circulação na estrada municipal entre as freguesias de Rio de Moinhos e Paúl terá de ser feita através de um percurso alternativo, através da cidade de Abrantes, acrescentou.
in www.portugaldiario.iol.pt
O Crime do Padre Amaro
Filme baseado na obra de Eça de Queirós. Conta a história de um jovem padre chega a Lisboa para substituir um padre de uma paróquia num bairro pobre. O jovem é confrontado com realidades e sentimentos que não faziam parte dos seus planos...
Padre Amaro, acabado de sair do seminário, chega a Lisboa para substituir um padre numa paróquia de um bairro pobre.
É apadrinhado pelo seu antigo professor, Cónego Dias, homem conservador que dirige uma rica paróquia vizinha e lhe arranja estadia na casa da devota Joaneira.
Amaro depara-se com um bairro onde a vida é complicada: miúdos sem futuro matam o tempo a curtir hip-hop ou a seguir caminhos fora da lei. Mas os verdadeiros problemas do jovem padre surgem quando conhece Amélia, filha da Joaneira: bela, sensual e a dormir no quarto ao lado...
A química entre os dois é imediata, mas muitas dificuldades entravam o romance: a condição de padre; o namorado de Amélia; mas sobretudo as dúvidas de Amélia provenientes de um trauma misterioso...
Amável e trabalhador, Amaro conquista a confiança das gentes do bairro e sente-se rapidamente adaptado.
É então que se consuma a paixão com Amélia e se tornam amantes.
Finalmente, a história de amor e desejo mostra o seu lado mais obscuro: Amaro revela-se um ser desprezível que usa e abusa de uma mulher lindíssima e não um homem apaixonado.
Amélia é um objecto nas suas mãos.
Ela, cega de paixão, acredita num futuro radioso em que os dois viverão juntos.
Não se apercebe que está apaixonada pelo homem errado: não porque seja padre, mas porque se evidencia como um hipócrita.
O destino trágico de Amélia consuma-se quando se suicida por ele.
Amaro permanece padre, nunca revelando a verdadeira natureza dos seus desejos mais secretos...
Não vou fazer comentários
Quando...
domingo, outubro 23, 2005
Negócio da prostituição «rende mais que o tráfico de droga»
Quatro milhões de mulheres são, anualmente, compradas em todo o mundo. Dados da ONU revelam que cerca de 200 mil mulheres de países de Leste caem nas mãos de exploradores europeus. «São homens que reduzem ao dinheiro a vida das mulheres que põem na prostituição», explica ao PortugalDiário a directora de «O Ninho», uma instituição para a promoção humana e social de mulheres vítimas de prostituição.
Em Portugal, não há dados concretos que demonstrem esta realidade. Mas «está a tornar-se num negócio lucrativo e em plena ascensão que rende mais que o tráfico de droga», garante Inês Fontinha. «É mais fácil traficar mulheres porque basta terem um passaporte e um visto. A droga requer outras técnicas», acrescenta.
O volume de vendas situa-se entre os 5,4 e 7,6 milhões de euros, por ano e em todo o mundo. Segundo a Interpol, uma mulher consegue entregar ao homem que a explora, o proxeneta, 107 mil euros por ano. «Uma prostituta que tem entre 15 e 30 clientes por dia chega a entregar-lhe entre 457 e 914 euros», revela um comunicado.
«O proxeneta é sempre um explorador mesmo que, muitas das vezes, as mulheres vivam com eles relações afectivas. Funcionam como um elemento protector com quem as prostitutas vivem um amor de ilusão. Mas o que eles querem é o dinheiro que elas trazem todos os dias», esclarece Inês Fontinha.
A prostituição já não se reduz a um acto individual de uma pessoa que se aluga por dinheiro. «Passou a ser uma organização comercial, com dimensões locais, nacionais e internacionais que aprisiona jovens e mulheres num sistema de exploração», explica a mesma fonte.
Por viverem na clandestinidade e serem consideradas redes de crime, os exploradores de prostitutas «lutam pela legalização da indústria do sexo». Mas «não dão a cara por uma causa que só a eles dá lucro». Usam as mulheres que exploram como meros objectos para fazerem valer as suas reivindicações e defender a legalização da prostituição em nome «do direito fundamental de dispor do seu próprio corpo», diz ao PortugalDiário a directora de «O Ninho» que viu o seu trabalho reconhecido como uma das mulheres candidatas ao prémio Nobel da Paz.
«Legalizar a prostituição é ir contra a defesa dos direitos e da dignidade humana» diz Inês Fontinha exemplificando: «uma jovem inscrita num centro de emprego na Alemanha [onde a prostituição já foi legalizada] foi chamada para trabalhar num bordel. Como recusou, ficou sem subsídio de desemprego».
«Há que tomar medidas severas» alerta a mesma fonte para quem uma pena mínima de seis meses de prisão imposta aos proxenetas «é um risco que eles não se importam de correr». Portugal é, por isso mesmo, um país de acolhimento para estes indivíduos «porque a pena é menor», acrescenta
in www.portugaldiario.iol.pt
Eu honestamente vejo tanto de positivo como de negativo na legalização, bem como em não legalizar, mas a verdade é que legalizado ou não, a prostituição existe, e não vai mudar.
Sou a favor da legalização, mas verdade é que os principais beneficiados já se sabe quem seriam...
Alguém interessado em dedicar-se ao ramo??? Eu desde já me ofereço como "CHULO"!!
terça-feira, outubro 18, 2005
GRIPE DAS AVES
Enquadramento Histórico
O síndroma originado pelos vírus influenza foi referido pela primeira vez por Hipócrates, no ano 412 AC, e a
primeira descrição completa de uma pandemia gripal data de 1580 (Era Cristã); desde então ocorreram mais de 30 pandemias causadas por diferentes tipos de vírus influenza. No século XX houve três grandes pandemias, todas originadas e transmitidas por animais (suínos em 1918 e aves em 1957 e 1968). A mais devastadora foi a "gripe espanhola", devida ao vírus Influenzae A (H1N1), que matou entre 30 a 40 milhões de pessoas entre 1918 e 1920.
As pandemias de 1957 (gripe asiática) e de 1968 (gripe de Hong Kong) mataram mais de 4 milhões de pessoas, sobretudo crianças e idosos; a primeira foi devida ao subtipo A (H2N2) e a segunda aos subtipos A (H3N2) e A(H1N1).
Tipologias
Conhecem-se actualmente três tipos diferentes de vírus influenza: A, B e C. O tipo A subdivide-se ainda em vários subtipos, sendo os subtipos H1N1, H2N2 e H3N2, responsáveis por grandes epidemias e pandemias. O tipo B também tem originado epidemias mais ou menos extensas e o tipo C está geralmente associado a casos
esporádicos e surtos localizados.
Os tipos A e B circulam continuamente em populações humanas e sofrem mutações frequentes. Em relação ao tipo A, podem surgir subtipos completamente novos ("shift" antigénico), responsáveis por epidemias e pandemias mais ou menos extensas (vulnerabilidade global das populações, devida a inexistência de exposição anterior ao vírus). Estes "shifts" antigénicos, ocorrem irregularmente e resultam da recombinação imprevisível entre antigénios humanos e animais (suínos ou aves, sobretudo patos/gansos). As alterações antigénicas "minor" ("drift" antigénico) são frequentes nos tipos A e B, e são responsáveis pelas epidemias periódicas, geralmente anuais, que ocorrem em inúmeros países e regiões dos cinco continentes. As adaptações anuais às vacinas anti-influenza efectuam-se com base nestes "drift" antigénicos.
Em Maio de 1997, o vírus Influenzae A(H5N1) foi isolado pela primeira vez em humanos, numa criança de Hong Kong que faleceu com o Síndroma de Reye – o Síndroma de Reye, envolvendo o sistema nervoso central e o fígado, é uma complicação rara em crianças e está associada à ingestão de salicilatos ( p.e. aspirina ), sendo mais frequente em crianças com Influenzae B e menos frequente nos casos de Influenzae A.
Antes deste acontecimento, só se tinha conhecimento da ocorrência do vírus Influenzae A(H5N1) em diferentes espécies de aves (daqui a designação de "gripe das aves"), incluindo galinhas e patos/gansos, sabendo-se ainda que a maior parte das galinhas infectadas morria num curto espaço de tempo, e que patos/gansos eram os principais reservatórios do vírus. O subtipo H5N1 foi isolado pela primeira vez em estorninhos, em 1961, na África do Sul.
Durante a primavera de 1997, foi detectado em Hong Kong um elevado número de galinhas doentes com "gripe das aves" e subsequentemente foram diagnosticados 18 casos de infecção pelo H5N1 em pessoas residentes no território, 6 dos quais foram fatais (taxa de letalidade: 33%). Estudos iniciados durante o surto de Hong Kong, comprovaram posteriormente a transmissão animal-homem (aves vivas → homem) e a inexistência de risco de infecção através do contacto ou consumo de carnes frescas ou congeladas dos animais. Contudo, ainda não foi possível excluir-se a possibilidade de transmissão homem-homem.
II Transmissão
• Transmite-se aos humanos por contacto directo com aves doentes/infectadas ou superfícies contaminadas.
• De acordo com nota publicada pelo Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas - através da Direcção Geral de Veterinária (2005/09/02). O vírus da Gripe das Aves não se transmite por via alimentar, sendo por isso seguro o consumo de carne de aves.
• Difunde-se por intermédio de aves domésticas ou migratórias, sendo estas o seu reservatório natural.
• O vírus está presente nas fezes e secreções das aves.
• Questiona-se a transmissão Homem / Homem.
• O período de incubação é desconhecido – 1 a 2 dias ( ? )
III Sintomatologia
• Inicialmente não se distingue de um caso de Gripe.
• Os sintomas têm início súbito, são intensos e incapacitantes.
• Febre elevada, arrepios, dores de cabeça, musculares e das articulações, acompanhadas de tosse não produtiva e prostração.
• A febre tende a ser mais elevada nas crianças, podendo levar a convulsões.
• Segundo o Instituto Robert Roch, cerca de 50% dos doentes apresentam diarreia severa.
• No caso da Gripe das Aves, os sintomas são mais intensos e tendem a ter um maior envolvimento do organismo que numa gripe vulgar.
IV Contágio
• Viagens por áreas afectadas
• Contacto com aves contaminadas vivas ou mortas (fezes, secreções)
• Contacto com superfícies contaminadas
• Permanece indefinido o risco de contágio Homem / Homem, assumindo-se que a existir, seja baixo
V Risco Humano
A Gripe das Aves apresenta risco significativo?
• O vírus H5N1 é pouco contagioso como se demonstra pelo escasso número de doentes humanos, ressalvando-se contudo, que a mortalidade é muito alta.
• Há que ter em atenção:
- Mutações frequentes dos genes
- Possibilidade de recombinação entre antigénios humanos e animais
VI Prevenção
Vacinação
• Não há vacina específica; nos Estados Unidos da América, encontra-se em fase experimental uma vacina para uso humano;
• Recomenda-se a vacinação contra a gripe (a fazer anualmente) que poderá conferir protecção contra uma possível recombinação do vírus influenza com a estirpe aviária.
Outras Medidas
Antes de viajar por áreas endémicas deverá:
• Informar-se sobre a Gripe das Aves;
• Comparecer numa “Consulta do Viajante“;
• Vacinar-se contra a gripe;
• Levar medicação adequada, nomeadamente OSELTAMIVIR “TAMIFLU“ – medicamento que poderá ser usado para prevenir ou diminuir a intensidade dos sintomas da Gripe das Aves;
• NUNCA VIAJAR FEBRIL.
Durante a viagem:
• Evitar o contacto com aves, mercados ou quintas onde existam aves, bem como locais potencialmente contaminados;
• Lavar as mãos frequentemente;
• Fazer, se necessário, limpeza com toalhetes desinfectantes;
• Usar lenços e toalhas descartáveis;
• Promover uma adequada ventilação dos espaços, evitando locais com grande concentração de pessoas e/ou mal ventilados;
• Evitar eventuais contactos com portadores de síndromas gripais ou estados febris;
• Procurar fazer uma dieta equilibrada, exercício físico e repouso adequados, de modo a manter as defesas do organismo;
• Procurar cuidados médicos mal se manifestem os primeiros sintomas, o que será ainda mais imperioso
aquando do regresso de áreas onde cursa a doença.
Elaborado por:
Castro Correia – Director Clínico
Hoje foi um bom dia
Amanhã entrevista logo bem cedinho, vamos ver, não é um sonho mas agora dava muito jeito :P
Bom, ou melhor, excelente era conseguir o "long shot", mas vamos ver, a esperança é sempre a ultima a morrer...
segunda-feira, outubro 17, 2005
Primito tem cuidado!!!!
domingo, outubro 16, 2005
Gramática para maiores de 18 (cm)
"Era a terceira vez que aquele substantivo e aquele artigo se encontravam no elevador. Um substantivo masculino, com um aspecto plural,com alguns anos bem vividos pelas preposições da vida. E o artigo era bem definido, feminino, singular: era ainda novinha, mas com um maravilhoso predicado nominal. Era ingénua, silábica, um pouco à tona, até ao contrário dele: um sujeito oculto, com todos os vícios de linguagem, fanático por leituras e filmes ortográficos.
O substantivo gostou dessa situação: os dois sozinhos, num lugar sem ninguém ver e ouvir. E sem perder essa oportunidade, começou a insinuar-se, a perguntar, a conversar. O artigo feminino deixou as reticências de lado, e permitiu esse pequeno índice.
De repente, o elevador pára, só com os dois lá dentro: óptimo, pensou o substantivo, mais um bom motivo para provocar alguns sinónimos.Pouco tempo depois, já estavam bem entre parênteses, quando o elevador recomeça a movimentar-se: só que em vez de descer, sobe e pára justamente no andar do substantivo.
Ele usou de toda a sua flexão verbal, e entrou com ela em seu aposto.
Ligou o fonema, e ficaram alguns instantes em silêncio, ouvindo uma fonética clássica, bem suave e gostosa. Prepararam uma sintaxe dupla para ele e um hiato com gelo para ela. Ficaram conversando, sentados num vocativo, quando ele começou outra vez a insinuar-se. Ela foi deixando, ele foi usando seu forte adjunto adverbial, e rapidamente chegaram a um imperativo, todos os vocábulos diziam que iriam terminar num transitivo directo. Começaram a aproximar-se, ela tremendo de vocabulário, e ele sentindo seu ditongo crescente.
Abraçaram-se, numa pontuação tão minúscula, que nem um período simples passaria entre os dois.
Estavam nessa ênclise quando ela confessou que ainda era vírgula. Ele não perdeu o ritmo e sugeriu uma ou outra soletrada em seu apóstrofo.
É claro que ela se deixou levar por essas palavras, estava totalmente oxítona às vontades dele, e foram para o comum de dois géneros. Ela totalmente voz passiva, ele voz activa. Entre beijos, carícias, parónimos e substantivos, ele foi avançando cada vez mais: ficaram uns minutos nessa próclise, e ele, com todo o seu predicativo do objecto, ia tomando conta.
Mas, ao ver aquele corpo jovem, numa acentuação tónica, ou melhor, subtónica, o verbo auxiliar diminuiu seus advérbios e declarou o seu particípio na história.
Os dois olharam-se, e viram que isso era melhor do que uma metáfora por todo o edifício. Que loucura, meu Deus. Aquilo não era nem comparativo: era um superlativo absoluto.
Foi-se aproximando dos dois, com aquela coisa maiúscula, com aquele predicativodo sujeito apontado para seus objectos. Foi chegando cada vez mais perto, comparando o ditongo do substantivo ao seu tritongo, propondo claramente uma mesóclise-a-trois. Só que, as condições eram estas: enquanto abusava de um ditongo nasal, penetraria ao gerúndio do substantivo, e culminaria com um complemento verbal no artigo feminino.
O substantivo, vendo que poderia transformar-se num artigo indefinido depois dessa, pensando em seu infinitivo, resolveu colocar um ponto final na história: agarrou o verbo auxiliar pelo seu conectivo, jogou-o pela janela e voltou ao seu trema, cada vez mais fiel à língua portuguesa, com o artigo feminino colocado em conjunção coordenativa conclusiva."
quinta-feira, outubro 13, 2005
FIFA World Player: Cristiano Ronaldo e Deco entre 30 candidatos
Cristiano Ronaldo (Manchester United) e Deco (Barcelona) estão entre os 30 candidatos ao FIFA World Player of the Year (melhor jogador do ano), segundo comunicado divulgado esta quinta-feira pelo organismo. O Brasil é o país com mais representados, com sete.
Só há cinco jogadores novos em comparação com a lista do ano passado: Michael Essien, Jay-Jay Okocha, Juan Román Riquelme, Arjen Robben e Robinho.
Lista de candidatos:
Cristiano Ronaldo (Portugal), Deco (Portugal), Ballack (Alemanha), Beckham (Inglaterra), Gerrard (Inglaterra), Lampard (Inglaterra), Rooney (Inglaterra), Maldini (Itália), Nesta (Itália), Buffon (Itália), Cafú (Brasil), Kaká (Brasil), Adriano (Brasil), Roberto Carlos (Brasil), Robinho (Brasil), Ronaldinho (Brasil), Ronaldo (Brasil), Drogba (C. Marfim), Essien (Gana), Etoo (Camarões), Henry (França), Zidane (França), Ibrahimovic (Suécia), Nedved (R. Checa), Okocha (Nigéria), Raúl (Espanha), Riquelme (Argentina), Robben (Holanda), V. Nistelrooy (Holanda), Shevchenko (Ucrânia).
Na minha opinião o prémio vai para o Ronaldinho, sem grandes surpresas...mas era muito bom que fosse um português, ainda assim dúvido e muito.
Orelha de força
Este homem puxou um autocarro, de 4320 quilos, com a orelha direita!!
O acontecimento ocorreu num parque de Wuhan, na província do Hubei, na China Central.
Li Jianhua manteve assim o seu recorde no Guiness e provou ter uma enorme força (ainda que na orelha) :P
A imagem não é a do acontecimento, mas sim a de um anterior "puxanço".
Parabéns!!!
Parabéns também à anita, que ainda é uma chavaleca :P
segunda-feira, outubro 10, 2005
Tour Europeia de Children Of Bodom
Estas são as datas já confirmadas:
Dec. 27 - Köln, GER @ Live Music Hall
Dec. 28 - Tilburg, NETH @ 0 13
Dec. 29 - Antwerp, BEL @ Hof Ter Loo
Dec. 30 - Leipzig, GER @ Haus Auensee
Dec. 31 - Pratteln, SWI @ Z 7
Jan. 02 - Milan, ITA @ Rolling Stone
Jan. 03 - Wörgl, AUT @ Komma
Jan. 04 - Ljubljana, SLO @ VPK Mediapark
Jan. 05 - Zagreb, CRO @ TBA
Jan. 06 - Wien, AUT @ Planet Music
Jan. 07 - Linz, AUT @ Posthof
Jan. 08 - Graz, AUT @ Orpheum
Jan. 09 - Budapest, HUN @ Petöfi Hall
Jan. 11 - Nürnberg, GER @ Löwensaal
Jan. 12 - Berlin, GER @ Columbia Fritz
Jan. 13 - Erfurt, GER @ Centrum
Jan. 14 - Kaufbeuren, GER @ All-Karthalle
Jan. 15 - Strasbourg, FRA @ La Laiterie
Jan. 16 - Paris, FRA @ Elysee Montmatre
Jan. 17 - Lyon, FRA @ Transbordeur
Jan. 19 - Porto, POR @ Hard Club
Jan. 20 - Madrid, SPA @ Aqualung
Jan. 21 - Barcelona, SPA @ Razzmatazz I
Jan. 22 - Bergara, SPA @ Sala Jam
Jan. 24 - Lille, FRA @ Splendid
Jan. 25 - Dudley, UK @ JBS
Jan. 26 - London, UK @ Astoria
Jan. 27 - Amsterdam, NETH @ Melkweg
Jan. 28 - Hardenberg, NETH @ Podium
Jan. 29 - Stuttgart, GER @ LKA
Jan. 31 - Langen, GER @ Stadthalle
Feb. 01 - Bochum, GER @ Zeche
Feb. 02 - Hamburg, GER @ Markthalle
Feb. 03 - Göteborg, SWE @ Trädgarn
Feb. 04 - Oslo, NOR @ Rockefeller
Feb. 05 - Stockholm, SWE @ Arenan
Feb. 07 - Umea, SWE @ Sky Com Arenan
Só tenho a dizer que desde que esteja vivo tenho, e repito, tenho de lá estar!!!!
sábado, outubro 08, 2005
Opinião
Mas isto não passa de uma opinião...e no final de contas eu não passo de um puto.
quinta-feira, outubro 06, 2005
Pãozinho sem sal
Gosto da expressão "Pãozinho sem sal"!!
quarta-feira, outubro 05, 2005
Do melhor...
"Ouve lá queres vir ao grego comigo?!!"
Qualidade, muita qualidade...
Tal como disse que faria, aqui deixo algumas das "melhores" anedotas que já ouvi, a primeira foi ontem no bairro
-Mãe tá-me a apetecer figado.
-Ahhh, já fiz!! (dito com voz muito abixanada)
(todos se riram as gargalhadas!!)
Iam dois homens a subir uma montanha....um caiu o outro tem um quiosque!!!
(Esta é uma clássica do Joel!!)
Um homem diz a outro:
-Olha tens bigode!!!
(Mais uma do Joel...)
Bem vou ficar por aqui acho que este post já está no ponto, ou em francês au point...