segunda-feira, novembro 01, 2004

Sistema Inteligente de Visão Nocturna da Honda


A Honda Motor Co., Ltd. anunciou o desenvolvimento do primeiro Sistema Inteligente de Visão Nocturna, que utiliza câmaras"de infravermelhos de longo alcance" para detectar peões na trajectória do veículo ou que dela se aproximem, alertando o condutor através de indicações visuais e sonoras para ajudar a evitar acidentes com peões. Este novo sistema vai estar disponível no Honda Legend com lançamento agendado no Japão para o Outono de 2004.

O Sistema Inteligente de Visão Nocturna utiliza imagens captadas por duas câmara de infravermelhos de longo alcance, posicionadas na secção inferior do pára-choques dianteiro, para detectar a posição e o movimento de objectos emissores de calor por meio de raios infravermelhos e determinar se estão na trajectória do veículo ou a aproximar-se dela. Com base no tamanho e forma, o sistema também determina se o objecto detectado é um peão. Para além da função convencional de visão nocturna dar ao condutor uma melhor visão da estrada, este sistema é o primeiro a alertar o condutor para a presença de peões que estejam na estrada ou prestes a cruzar a trajectória do veículo.

A morte de peões constitui aproximadamente 30% de todas as mortes por acidentes de trânsito no Japão*. Como parte do seu esforço para atingir uma melhor compreensão da cinemática relativa aos acidentes com peões e para desenvolver tecnologias que os protejam, a Honda desenvolveu o primeiro manequim peão, o POLAR I em 1988. Depois, seguiu-se o POLAR II em 2000, que possui uma estrutura ainda mais semelhante a um ser humano, para além de mais pontos de medição. A Honda dá toda a prioridade ao desenvolvimento de novas tecnologias para a segurança dos peões. Como 70% de todas as mortes de peões ocorrem no período da noite, este Sistema Inteligente de Visão Nocturna trata um problema fundamental. A Honda está empenhada no desenvolvimento continuado de tecnologias que ajudem a evitar acidentes envolvendo peões. *Fonte: Estatísticas de trânsito da ITARDA (Institute for Traffic Accident Research and Data Analysis - Instituto para a Investigação de Acidentes de Trânsito e Análise de Dados) para 2003.

Configuração do Sistema Inteligente de Visão Nocturna

- Câmara de infravermelhos de longo alcance
A câmara recolhe uma imagem visual com base na radiação "de infravermelhos a longa distância" emitida pelos ser humanos e por outros objectos. Como usa a radiação de infravermelhos a longa distância, é capaz de obter uma imagem visível sem utilizar uma fonte de luz, como é necessário pelas câmaras de luz visível ou de "infravermelhos a curta distância".

- "Head-up display"
A imagem é reflectida num espelho posicionado no topo do tablier, retractil durante o dia.

- Unidade electrónica detectora de peões
A Unidade electrónica determina a posição do peões e o movimento com base na imagem das câmaras, juntamente com a velocidade e outras informações do veículo. O sistema detecta os peões dentro da trajectória do veículo ou que dela se aproximem e alerta o condutor através de uma estrutura visual destacada à volta da imagem do peão e de um avisador sonoro.

- Sensores
Informações relativas ao estado dos faróis (ligados/desligados), limpa pára-brisas, relação de desvio de rumo, velocidade do veículo e temperatura ambiente.

ZekE

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