terça-feira, julho 03, 2007

As duvidas sobre a L-Carnitina

Surgiram agora no mercado diversos produtos com L-Carnitina que prometem resultados no emagrecimento, nomeadamente uma água que, através dessa substância, “ajuda a converter gordura em energia”, como indica no seu rótulo.

Com essa forma um pouco simplista de explicar os efeitos de uma substância bastante complexa, corre-se o risco de interiorizar nos consumidores conceitos pouco ajustados à realidade, acerca da facilidade em perder a gordura localizada.

A Agência Europeia em Segurança Alimentar reafirma que, mesmo no estudo controlado em humanos, não existem evidências de que os suplementos de Carnitina ajudem na perda de peso ou que consigam melhorar a performance física.

A verdade é que a Carnitina sozinha não responde pela queima de gordura, dado que o tecido gorduroso tem em si um grande número de reacções onde intervêm muitos outros factores, e o facto de ingerirmos esse aminoácido, não significa que a sua concentração nos músculos ocorra. Aliás, em condições normais, esta é quase toda eliminada pela urina e o pouco que venha a cair na circulação, dificilmente entrará no músculo.

Para além destes pormenores fisiológicos, temos de prestar atenção aos rótulos. As quantidades reais presentes em suplementos e afins, nem sempre correspondem às quantidades indicadas.

Se ainda assim quisermos partir do pressuposto de que a Carnitina verdadeira consegue chegar ao músculo, continuaríamos a não ter razões para a tomar. A verdade é que há pouca perda de Carnitina, já que perto de 90% dela é reabsorvida pelos rins. Mais uma explicação porque não existe ainda a possibilidade de se afirmar algo positivo em relação ao seu uso para fins estéticos.

Em todas as pesquisas realizadas até finais de 2006, foram usadas doses de até 5 gramas e os resultados não se verificaram, sendo que os investigadores só recomendam o uso deste aminoácido em condição de patologia ou em doenças hereditárias menos comuns.

Em minha opinião, e a menos que os fabricantes do produto possuam estudos realizados em 2007, que demonstrem precisamente o contrário, esta água, se for a depender da Carnitina, não vai mudar o corpo dos consumidores nem daqui a muitos verões.

http://br.monografias.com/trabalhos/estudos-avancados-saude-exercicios-suplementos/estudos-avancados-saude-exercicios-suplementos.shtml

Honestamente, se querem emagrecer, é melhor fazerem exercicio e ter uma boa alimentação, dizem que é o melhor, mas podem ser boatos :S

Sem comentários: